A Cinco Passos de Você, final explicado. Will realmente morre?
O filme A Cinco Passos de Você (Five Feet Apart) nos ensinou que uma história sobre jovens amantes vivendo com uma condição médica é propícia para um final comovente.
E a conclusão de A Cinco Passos de Você não apenas nos faz alcançar os lenços de papel, mas também esvazia a caixa inteira.
A História de Stella e Will
No filme, Stella, uma adolescente que gerencia meticulosamente sua fibrose cística, conhece Will, um rapaz com o mesmo distúrbio genético que adota uma abordagem mais relaxada em relação ao seu regime médico.
Stella, que admite ter problemas de controle, tenta reformular o plano médico de Will e, no caminho, os dois adolescentes se apaixonam perdidamente um pelo outro.
O único problema é que Stella e Will nunca podem realmente se tocar — ou mesmo estar a menos de seis pés um do outro, devido ao medo de infecção cruzada.
Um grande e épico beijo (o clímax de muitos dramas românticos) está completamente fora de questão.
Se Stella pegar as bactérias de Will, ou vice-versa, ambos podem morrer, como é assegurado por Enfermeira Barb, que já viu exatamente isso acontecer entre dois amantes adolescentes sob seus cuidados.
A Reviravolta Trágica de A Cinco Passos de Você
Stella e Will respeitam bem essa regra (embora roubem um pé de volta, daí o título do filme), até que o melhor amigo de Stella e colega de fibrose cística, Poe, morre.
Sobrecarregada de tristeza, Stella exige que Will a acompanhe em um passeio pela neve pelo parque para ver as luzes da cidade que ela só podia observar do telhado do hospital.
Enquanto estão em um lago congelado, Stella e Will quase se beijam — mas Will a afasta, lembrando Stella de que eles não podem fazer isso pela própria saúde.
Momentos depois, Stella recebe a ligação de que há um novo par de pulmões esperando por ela no hospital… caso ela apareça para reivindicá-los. Desolada por Poe e frustrada com tudo o que não pode fazer, Stella ignora a ligação, o que frustra Will.
O Desfecho comovente
Enquanto estão na ponte acima do lago, Stella cai, fazendo com que seu corpo caia pelo gelo e na água.
Will retira Stella, mas ela não está respirando. A única escolha? Fazer respiração boca a boca… ou seja, exatamente aquilo que poderia colocar Will e Stella em grave perigo.
Stella e Will são levados às pressas para o hospital, onde ela recebe seus novos pulmões.
Will descobre com Barb que, por algum milagre, Stella não pegou as bactérias de Will — embora isso não signifique que ela não sofrerá consequências do “beijo proibido” no futuro.
Quanto a Will, o medicamento experimental que ele esperava que salvasse sua vida não está funcionando… o que significa que o tempo de Will está se esgotando.
LEIA TAMBÉM
- Siga o Tem Alguém Assistindo? no Google News e fique por dentro de dicas e novidades sobre séries e filmes
- Ela não pode se aproximar dele senão os dois morrem em filme de romance emocionante
- A Cinco Passos de Você 2: filme com Cole Sprouse terá continuação?
Um Final Aberto à Interpretação
Will percebe que precisa se despedir de Stella. Então, ele lhe dá um último presente de despedida: as “luzes” da cidade que ela queria ver em sua caminhada na neve.
Ele cria uma bela instalação de arte e, em lágrimas, diz a Stella (através do vidro da sala de recuperação onde ela está deitada após o transplante de pulmão) que ela precisa continuar vivendo, mesmo que ele não esteja por perto.
E, é claro, os dois trocam “eu te amo”.
Se Will sobrevive à fibrose cística ou não, a tragédia permanece: Will e Stella não podem estar juntos sem colocar o outro em perigo.
No entanto, o filme deixa claro que o amor que compartilham nunca pode realmente morrer.
O post A Cinco Passos de Você, final explicado. Will realmente morre? apareceu primeiro em Tem Alguém Assistindo?.